Sou Flaverton Rodrigues Rosa aka Ton, sou desenvolvedor de software, vivo no Vale do Paraíba - Brasil. Dentre toda minha experiência com desenvolvimento de software e gerencia de máquinas Linux (Debian/Ubuntu) sempre achei fascinante toda a filosofia por tras disto e como os ecosistemas eram baseados.

TL;DR

Nasci em 1990.

2004: Ganhei meu primeiro computador, eu mexia tanto explorando que precisou ir pra assistência e quando voltou, continuei em ritmo frenético, mas ficou ruim de novo assim, decidi que iria aprender a fazer o que eles fizeram pra meu pai não precisar ficar pagando e eu conseguir arrumar o que precisasse. Um amigo da família fez a manutenção, com ele a fazer os serviços de manutenção de computadores e depois disso sigo até hoje, montando meus computadores peça por peça, me orgulho de funcionarem pra tudo que precisei, sem passar raiva por que travaram.

2006/2007: Entrei num programa que chamavam de estário numa escola de informática, que era pra auxiliar o professor durante as aulas, ajudando os alunos e ministrando aulas de substituição, que eram quando o aluno faltava e podia remarcar sendo o estagiário com 1 aluno por vez somente. Algum tempo depois assumi como instrutor de digitação e posteriormente como instrutor de hardware.

2008: Desde ano em diante sempre fiz trabalhos de manutenção de computadores para usuários domésticos, com sua maioria em Desktops, mais tarde com uma maior disseminação de notebooks também passaram a fazer parte do portifólio de trabalho.

2009/2013: Trabalhei de porteiro e literalmente abria os portões de ferro no braço.

2013/2016: Tive minha primeira experiência com programação de forma profissional neste período, começando como estagiário e chegando a auxiliar técnico. Em uma fundação focada no desenvolvimento de plataformas em volta da biblioteca open source Terralib licenciada sob GPL desenvolvida pelo INPE, atuando no mercado de geotecnologias e lá pude conhecer softwares SIG (Sistemas de Informação Geográfica, como TerraView, TerraAmazon e Spring GIS, aprender muito sobre administração de servidores Linux (Debian/Ubuntu) e programar em C++, PHP e Python.

2016: Em janeiro deste ano meu logo foi feito pelo Vinícius Theodoro.

2017: Um trabalho de aproximadamente 4 meses como desenvolvedor C++ freelancer, que se tratava de uma portabilidade de um sistema de build em Qmake e código C++, que em suas primeiras versões possuia compatibilidade com Solaris, mas que com o passar do tempo perdeu essa compatibilidade e que agora precisava ser portado para macOS.

Gerando software para macOS e instalador padrão com pacote .dmg, contendo arquivos de instrução e o bundle .app

2017/2019: Neste trabalho continuei na área de geotecnologias, com contato direto ao TerraMA2 e manutenção do Spring GIS. Com posterior contato com ArcGIS Server e sistemas em C# por consequência Windows Server.

Em 2020 depois de refletir sobre muito como estava levando e encarando as vagas que ocupava, com conhecimento que adquiri, consegui entrar a cultura DevOps e descobrir que já era evangelista de muito do que se falava nela. Também descobri SRE (Site Reability Engineer) que dentre seus muitos nomes e definições era algo que seria muito benéfico meu conhecimento, que por si só já seria uma boa escolha.

Sou imensamente grato a todos que passaram pela minha vida e que de alguma forma contribuiram para que eu tivesse todo esse conhecimento.

Muito obrigado! :)

Colophon

Este espaço se destina a uma lista de tecnologias utilizadas que fazem com que este site pessoal seja gerado: