2 minutos
Python no Windows e dependências compiladas
Minha alocação durante aproximadamente 4 meses foi na pesquisa e escrita de um relatório de uma plataforma e sua API em Python. Para a exploração de recursos e criação de um protótipo. Mas teria de continuar utilizando Windows, pois uma certa hora teria de continuar uma pequena manutenção em um software escrito em C++ para Windows, fora isto, as pessoas que executariam os exemplos que fiz, utilizariam Windows, então teria de utilizar Windows e Python pela primeira vez.
Dito isto, este post tem como objetivo encurtar o caminho para a obtenção de pacotes que precisam ser compilados em tempo de instalação. Acontece com Python, Ruby, Node.js, todos eles tem pacotes com essa característica. Mas hoje a abordagem é sobre Python.
Existe a opção de compilar, quando fiz as pesquisas sobre isto, teria que importar as variáveis do Visual Studio para o terminal, colocar seus executáveis no PATH
e depois executar o comando pip install
, que faria a compilação. Visto o nível de dificuldade e tempo que teria de ser gasto, fiz algumas pesquisas sobre isto e encontrei o site:
- Unofficial Windows Binaries for Python - https://www.lfd.uci.edu/~gohlke/pythonlibs/
Nele consegui os pacotes que precisava e via next, next, next, finish. Bem simples e rapidamente já tinha tudo pronto para começar os exemplos e depois para que outras pessoas pudessem reproduzir.
Um lembrete válido é sobre as bibliotecas que precisava na época (3o trimestre de 2016), encontrar os pacotes 64 bits que precisava foi bem difícil apresentando muitos problemas, assim instalei o Python 32 bits e fiz a instalação dos pacotes de dependência também de 32 bits e tudo funcionou. Acredito que este tipo de problema não aconteça mais, já que enquanto escrevia o post já haviam pacotes 64 bits disponíveis no site mencionado.
Referências
- How to create a Batch File for Visual Studio Command Prompt
- Using Visual Studio Command Prompt Tools Everywhere