Buscando arquivos com locate

 ubuntu

imaginar (usando o terminal, claro!)

Muitas vezes precisamos saber a localização, mas não sabemos por onde, nem como. Nessas horas precisamos de algo que faça busca no nosso Linux e nos diga onde está.

No Ubuntu existe um pacote super interessante para essa utilidade, chamado mlocate. Normalmente ele já vem instalado por padrão, mas se por acaso não estiver instalado na sua máquina utilize:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install mlocate

Caso queira instalar no Red Hat, CentOS e Fedora (ou sistemas derivados de algum destes) use:

$ sudo dnf install mlocate.x64-86

Uma dica valiosa é relativa ao escopo, se não estiver como root ou usando sudo ele somente irá pesquisar dentro de pastas que tem permissão.

A ideia desse comando é ter um banco de dados indexado de todos os arquivos que você possui no seu computador, isso agiliza na hora da busca.

Ele faz isso automaticamente uma vez por dia (/etc/cron.daily/mlocate), mas muitas vezes adicionamos e/ou removemos arquivos depois disso, então precisamos atualizar o índice de arquivos manualmente, para isso temos de fazer:

$ sudo updatedb

Agora com o índice atualizado, utilizamos o comando para buscar o arquivo ou pasta:

$ sudo locate <nome-do-arquivo>

Em Linux é muito comum a diferenciação de letras minúsculas e maiúsculas, por padrão arquivos e pastas de sistema são todos com letras minúsculas. A exceção são as pastas de usuário:

  • Área de trabalho
  • Documentos
  • Downloads
  • Imagens
  • Vídeos

Então se não tiver certeza se o nome do arquivo ou pasta tem letras maiúsculas ou minúsculas use a opção -i (insensitive) que ignora essa diferenciação. Como por exemplo:

$ sudo locate -i documentos

OBS: isso se sua distribuição estiver com idioma em português, se for em inglês substitua a busca por documents.

Por hoje é isso pessoal, até mais.


comments powered by Disqus